Bursites e Tendinites

A região do quadril tem várias bursas ou bolsas, que facilitam o deslizamento entre os planos musculares, tendões, etc. Quando estas se inflamam chamamos de bursite. São três as mais freqüentes: trocantérica, isquiática e iliopectínea.

Bursas do Quadril

 

 

Bursite trocantérica

 

 

A dor causada pela bursite trocantérica, a mais comum, pode irradiar-se pela face lateral da coxa até o joelho, manifestando-se como “queimação” ou “fisgadas”.

O tratamento inicia-se com medicações antiinflamatórias, fisioterapia e cuidados domiciliares.

Em alguns casos podem ser realizadas infiltrações locais com corticóides. Somente cerca de 5% dos pacientes não melhoram com estas técnicas e necessitam de tratamento cirúrgico.

 

 

 

Artroscopia

 

Atualmente consideramos as bursites trocantéricas como integrantes de um grupo de sinais e sintomas conhecido como “Síndrome da dor lateral do quadril”.

Esta síndrome está normalmente associada a algum grau de tendinite (inflamação dos tendões) ou tendinose (degeneração dos tendões).

Seu tratamento vem evoluindo nos últimos anos junto com as técnicas de cirurgia por vídeoendoscopia, que possibilitam a retirada do tecido inflamatório e o reparo das lesões tendinosas de maneira menos invasiva. Saiba mais no tópico sobre artroscopia.

 

 

 

 

 

 



 

 

Desenvolvido por: iNOWEb